Em um mundo voltado ao digital, a capacidade de conectar sistemas e aplicativos de maneira eficiente se tornou fundamental para o sucesso das empresas.
Nesse sentido, a integração de sistemas desempenha um papel fundamental, permitindo que as organizações otimizem processos, melhorem a comunicação entre diferentes setores e ofereçam uma experiência mais fluida aos seus usuários e clientes.
Há duas abordagens populares para integrações: a integração tradicional e a chamada integração iPaaS (Integration Platform as a Service).
Confira quais são as características e vantagens de cada tipo de integração, e quais os melhores cenários de uso para cada uma delas.
O que é a integração tradicional?
As formas de integração tradicional referem-se à criação de conexões personalizadas e dedicadas entre sistemas por meio de codificação manual. Em geral, isso envolve uma equipe de desenvolvedores a fim de projetar, construir e manter essas integrações funcionando.
Entre os principais modelos de integração tradicional, temos:
- Softwares de plataformas de integração: um dos mais comuns, faz uso de tecnologias como enterprise service bus (ESB), ferramentas de extract, transform and load (ETL), B2B gateway softwares, etc;
- Frameworks de integração: baseados em código, com o uso de tecnologias como RabbitMQ, Apache Camel, Apache Kafka e Apache ActiveMQ;
- Integração terceirizada: voltada para empresas com equipes mais limitadas, é mais usada para serviços de integração B2B, em e-commerces, por exemplo. Aqui, se contrata uma equipe de desenvolvedores de uma empresa terceirizada.
Entre as vantagens da integração tradicional, podemos citar um maior controle sobre o processo, flexibilidade para lidar com requisitos altamente personalizados e uma integração profunda com os sistemas legados.
Por outro lado, essa alternativa também traz desvantagens, como um maior tempo e custo de implementação, dificuldade em lidar com a evolução constante dos sistemas e uma maior complexidade de manutenção.
O que é a Integração iPaaS?
A integração iPaaS, por outro lado, é uma abordagem baseada em nuvem, que oferece uma plataforma unificada para conectar sistemas e aplicativos.
O iPaaS serve como alternativa às integrações tradicionais entre softwares e aplicativos, sendo formado por um conjunto de soluções que facilitam o desenvolvimento, execução e governança de fluxos de integração.
Entre suas vantagens, estão uma implementação mais rápida e barata, além da facilidade de uso, permitindo que usuários criem e gerenciem integrações mesmo sem conhecimento técnico aprofundado.
Integrações do tipo iPaaS também permitem uma facilidade maior de adaptação a mudanças nas necessidades de integração da empresa.
Além disso, como a plataforma de integração é um serviço, o fornecedor fica responsável pela manutenção da plataforma, liberando sua equipe de TI para concentrar-se em outras atividades.
Já suas desvantagens incluem um certo nível de limitação para integrações altamente personalizadas, além da dependência da disponibilidade da nuvem, é claro.
Integração tradicional ou iPaaS: principais diferenças
Certamente, a principal diferença entre a integração tradicional e a iPaaS reside na abordagem adotada pela empresa.
Isso porque a integração tradicional é altamente personalizada e controlada internamente, enquanto a integração iPaaS é baseada em uma plataforma pronta para uso, que oferece maior agilidade.
Ou seja: a escolha entre essas duas abordagens depende das necessidades específicas da sua empresa.
A integração tradicional, por exemplo, pode ser mais adequada para organizações com requisitos altamente personalizados ou sistemas legados complexos.
Enquanto isso, a iPaaS pode ser a escolha perfeita para empresas que buscam rapidez, facilidade de uso e escalabilidade em suas integrações.
Quando usar cada tipo de integração?
Como vimos anteriormente, não existe uma abordagem melhor ou pior quando falamos de integração.
Visto que cada uma delas possui características próprias, bem como vantagens e desvantagens, a escolha vai depender das necessidades de integração da organização para aquele momento.
Para algumas empresas, ter total liberdade para construir suas integrações é o mais indicado, e portanto a integração tradicional provavelmente é a escolha correta.
Por outro lado, muitas organizações preferem ter a plataforma pronta, contando com maior flexibilidade e facilidade de uso, sem muita necessidade de personalização.
No caso da integração iPaaS, por exemplo, a plataforma de integração possui todos os recursos necessários para se comunicar com APIs, web services, databases e legados on-premise. Além de receber comunicações externas de aplicações cloud se necessário.
Essa tecnologia pode ser utilizada para otimizar a gestão de RH de uma empresa, por exemplo, desde o processo de contratação de pessoas até a gestão da folha de pagamento.
Já no setor financeiro, o uso da uma integração iPaaS pode ajudar a integrar os principais serviços bancários da empresa, assim como realizar o planejamento financeiro para os próximos meses.
Em resumo: a integração tradicional costuma ser mais adequada para atender requisitos muito específicos, como integração com sistemas legados ou necessidades de segurança rigorosas, por exemplo.
Enquanto isso, a integração iPaaS pode ser a escolha preferida para empresas que desejam uma abordagem ágil e rápida para a integração, conectando-se em sistemas de nuvens e aplicativos SaaS.
Integração de sistemas: tendências para o futuro
Com sistemas cada vez mais fragmentados, todos os dias surgem novos problemas de integração entre as ferramentas, plataformas, tecnologias e linguagens a serem resolvidos.
Dessa forma, o mercado deve ter uma demanda cada vez maior por soluções inteligentes e eficazes de integração de sistemas.
Como vimos, a integração iPaaS está ganhando espaço entre empresas de todo o mundo, tornando-se uma escolha popular para as organizações que buscam soluções mais ágeis, baratas e flexíveis.
Em relação aos próximos anos, o esperado é que o mercado continue evoluindo, com mais empresas adotando iPaaS para atender às demandas da transformação digital.
A SysMiddle, por exemplo, tem sido pioneira nesse campo, oferecendo soluções como o Connect Us, que simplificam a integração e impulsionam a eficiência operacional.
Conclusão
A escolha entre integração tradicional e iPaaS depende das necessidades e prioridades da sua empresa.
As duas abordagens possuem vantagens e desvantagens, e a decisão final deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa das demandas de integração da sua organização.
Assim, na hora de tomar uma decisão, leve em conta a experiência de seus desenvolvedores com integração, quais serão os casos de uso dessa solução e, principalmente, quais são as prioridades da organização.
Por fim, considere os custos envolvidos com customer success, suporte e demais gastos relacionados ao provedor. Faça as contas e decida qual tipo de integração faz mais sentido para o seu negócio.
Conheça o Connect Us
Para explorar mais sobre as soluções iPaaS, conheça o Connect Us, desenvolvido pela SysMiddle.
A SysMiddle é uma empresa especializada em auxiliar empresas na automação de processos e integração de sistemas complexos. Nossa plataforma oferece a agilidade e a simplicidade necessárias para enfrentar os desafios de integração na era digital.
Por meio da solução Connect Us, ajudamos a sua empresa a executar, acelerar e facilitar o seu projeto de integração de sistemas de acordo com as possibilidades do seu negócio.
Veja como podemos te ajudar por meio da plataforma Connect Us:
- Crie integrações com agilidade em poucos minutos;
- Reduza em 10 vezes o tempo e o custo do desenvolvimento do seu projeto de integração de sistemas;
- Integre APIs, Arquivos (JSON, XML, TXT), Bancos de Dados, ERPs, CRMs e muito mais
- Crie, gerencie e integre APIs Rest de forma visual, intuitiva e low-code;
- Ganhe praticidade e agilidade no desenvolvimento de sistemas;
- Gerencie dados de forma centralizada e eficaz, simplificando cenários complexos;
- Conte com a garantia de conformidade da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
👉 Ficou interessado? Solicite um contato comercial da SysMiddle agora mesmo e saiba como resolver rapidamente demandas de integração de sistemas dentro da sua empresa!
Confira também alguns dos nossos cases de sucesso e entenda mais sobre a jornada de nossos clientes na transformação de dados e implementação de sistemas de integração.
Lembre-se: a integração é uma parte fundamental da sua estratégia de negócios. Por isso, a escolha certa pode fazer toda a diferença e impulsionar a produtividade e o sucesso geral de sua empresa.